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7 abril, 2020
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10 dicas para cuidar da saúde mental na quarentena

A quarentena já é uma realidade em muitos países, tendo em vista que o isolamento social tem sido a principal arma contra a proliferação COVID-19. No entanto, sabemos que é difícil lidar com o distanciamento de parentes queridos, a restrição do direito de ir, e as incertezas que envolvem a doença. Vamos falar por aqui 10 dicas de como se preservar e cuidar da sua saúde mental durante a quarentena!

1- Cuide de você:

Por estar tanto tempo em casa, é normal aproveitar o momento para ficar o dia todo de pijama, sem se preocupar com estar arrumada. Entretanto, é importante usar um pouquinho do seu tempo cuidando de você mesma.
Se sentir bonita faz muito bem para a autoestima, te deixa feliz e te ajuda a cuidar da sua saúde mental em qualquer época. Então tire o pijama, fique cheirosa, se maquie se tiver vontade. Está liberado se arrumar para ficar em casa!

2- Filtre as informações sobre a quarentena:

Evite ler qualquer matéria na internet e procure fontes confiáveis para se informar. Os excessos de informações em tempo real deixam as pessoas angustiadas. Procure não ficar o dia todo assistindo aos noticiários, e ao invés disso, escolha um horário do dia para se informar. É importante não pensar o dia todo sobre isso, consuma informação de qualidade e com moderação, ok?

3- Crie uma rotina:

É importante que você faça ou mantenha uma rotina para os seus dias em casa, para assim aproveitar ao máximo o seu tempo. Estabeleça um horário fixo para acordar, cuide da sua higiene pessoal, tome café, pratique exercícios. Caso esteja fazendo home office, cuidado com as distrações.
Crie um ambiente confortável e silencioso para trabalhar, seja criativo e dedicado.

4- Faça atividades físicas:

Nada de ficar parado, o corpo precisa de movimento mesmo quando estamos de quarentena, isso contribui para a saúde física, mas também para a saúde emocional.
Escolha o exercício que mais combina com você, pode ser dança, yôga, pilates, alongamento, ou um treino completo. No blog da Deslize selecionamos para você 5 aplicativos para fazer exercícios em casa, eles são gratuitos e muito práticos, aproveita e vai lá conferir!

5- Se alimente e durma bem:

Para manter a mente saudável é necessário cuidar do corpo, isso inclui ter atenção com a alimentação e o sono. Ter uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia ajuda a manter o organismo nutrido e equilibrado.
Lembre-se de tomar água constantemente, ter uma garrafinha ao seu lado ajuda muito nesta tarefa. Você precisa ter um sono de qualidade, e dormir pelo menos oito horas diárias. Mantenha o corpo e a mente relaxados, esse momento é para descansar e não para criar paranoias.

6- Aproveite a tecnologia para se aproximar das pessoas:

O isolamento social pode ser muito frustrante, estar longe de amigos e parentes tem o poder de trazer sentimentos de solidão, abandono e rejeição. Então, durante este difícil período é importante se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama.
Uma ótima opção é fazer chamadas de vídeo com seus amigos e familiares, por o papo em dia, falar sobre assuntos diversos. Ligue para os seus avós que estão sozinhos em casa, ou mande fotos de como está passando a quarentena para as pessoas queridas. Ter esses momentos te deixará mais seguro e se sentindo mais amado.

7- Pratique meditação:

A meditação é uma excelente ferramenta para se acalmar, diminuindo os níveis de ansiedade e  estresse. A mesma já está presente no cotidiano de muitas pessoas, mas deve receber ainda mais atenção agora, pois é possível praticar em qualquer lugar da sua casa.
Sente-se em uma posição que te deixe confortável, feche os olhos e limpe a mente. Preste atenção apenas na sua respiração, e deixe os pensamentos e preocupações irem embora. Se você nunca praticou, existem aplicativos que te ajudam nesse momento.

8- Separe um horário para o lazer:

A quarentena trouxe algo que reclamávamos muito em não ter: Tempo.
Utilize esse tempo com atividades que você sempre quis fazer, ou dedique-se a um projeto que estava parado. Você pode assistir séries, filmes e documentários, ler livros e até mesmo começar a pintar, escrever e bordar. Ou seja, você tem inúmeras opções, e é um motivo para abandonar as redes sociais por alguns minutos de seu dia.

9- Aprenda algo novo:

Já conversamos sobre ter um momento de lazer, e que tal aproveitar o tempo livre para, aprender algo novo, por exemplo? Exercitar a mente também ajuda a cuidar da sua saúde mental.
Estão disponíveis diversos cursos online, com promoções e opções gratuitas por causa da quarentena. Essa é uma grande oportunidade para você se dedicar aos estudos, se especializar na sua área, ou encontrar algo que você realmente goste. O Youtube também pode te ajudar com vídeo aulas de vários temas, chame as amigas e aprendam juntas trocando experiências.

10- Passe um tempo com sua família:

A quarentena veio com a oportunidade de passar mais tempo com a família, ou pessoas com quem você mora. O COVID- 19 e o período de isolamento mostraram a importância de valorizar as pessoas que amamos. Pode ser difícil conviver 24 horas com as mesmas pessoas, afinal são diferentes personalidades juntas, mas temos que ter empatia com o próximo e aprender a lidar com as diferenças.

A grande verdade é que estamos todos juntos nesse momento, muitos estão se sentindo como você. Ninguém é de ferro, e é normal se sentir inseguro, ansioso e com medo. Afinal, com tantas incertezas e riscos, acabamos o dia nos sentindo exaustos de tanta preocupação.
Mas o importante é lembrar que você não está sozinho, e que essa situação vai passar se todos fizerem sua parte!

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