FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$299,oo
PARCELAMENTO EM ATÉ 12X
COMPRA 100% SEGURA
29 julho, 2020
Compartilhar

Confira 7 profissões para quem sonha em trabalhar com moda

O mercado para o profissional de moda pode ser muito mais diverso do que você imagina. Sabe aquela história de que para trabalhar com moda precisa se vestir bem, ser estilista e estar sempre por dentro das tendências do universo fashion? É muito mais que isso! Há diferentes profissões para quem sonha em trabalhar com moda.

Existem áreas de atuações bem diversas para o profissional de moda, como por exemplo, idealizar uma peça, participar da confecção, divulgação e até mesmo a venda das peças. Então se você é apaixonada por esse universo que é cheio de estilo, precisa estar ligada nas tendências, mas também ter muita criatividade, um olhar detalhista e noção de negócios. 

Por que moda?

Antes de qualquer coisa: Por que escolher moda? Além da paixão dos profissionais que mergulham nessa área, o setor da moda está cada vez mais em desenvolvimento, o que gera ainda mais interesse àqueles que gostam do universo fashion.

Outro exemplo é a internet e o crescimento das redes sociais, que facilitam a apresentação de um produto e o alcance do público, como o e-commerce, loja virtual, que descarta a necessidade de investir financeiramente num espaço físico, tornando possível a venda de peças virtualmente. 

Outra questão importante é a diversidade da moda, que atualmente atinge públicos mais diversificados, como plus size ou a moda alternativa.

E aí, já pensou em trabalhar com moda? Separamos 7 profissões da área para você ficar por dentro das opções, confira e escolha a que mais se encaixa com você!

Fashion Designer ou Estilista

Sabe as roupas maravilhosas que compramos? O fashion designer, também conhecido como estilista, é o responsável pela criação das roupas e está por trás de todo esse processo. Esse profissional desenvolve e desenha as coleções de moda, que também podem ser temáticas, e acompanha o processo de produção da roupa. 

Apesar de ser um trabalho muito associado aos holofotes e passarelas, o trabalho não é nada simples. Quando a gente vê uma roupa prontinha e linda não imagina o trabalhão que está por trás do resultado final. Para que o estilista desenvolva uma peça ele precisa estar antenado no universo fashion para identificar as tendências, estilos e o que está em alta.

Visual merchandising

Você sabe o que é visual merchandising? Para esse profissional, é muito importante aperfeiçoar a experiência do consumidor dentro da loja física. Ele precisa elaborar estratégias para aumentar suas vendas e atrair clientes. E acredite: não se trata apenas de investir em uma vitrine bonita!

A vitrine conta muito para atrair o cliente, mas há outras funções muito importantes, como a boa disposição dos produtos no interior da loja e pensar na acessibilidade dos itens para o cliente. Resumindo, o visual merchandising pensa na composição e identidade visual dentro da loja para gerar a melhor experiência possível para o cliente no momento da compra. 

Produtor de moda

O produtor de moda pensa a coleção nova de uma marca, organiza catálogos, editoriais e desfiles. Entre as suas funções está a seleção, contratação de locações, modelos, maquiadores e fotógrafos. É responsável também por combinar looks e acessórios das roupas usadas no dia da produção. 

Fotógrafo de moda

O fotógrafo de moda precisa ter muito conhecimento técnico e olhar estético, como noções de iluminação para cada tipo de ensaio, seja ao ar livre ou dentro do estúdio, composição, angulação e bom relacionamento com a equipe. Quando se faz fotografia de moda para marcas também é necessário se adaptar ao estilo da empresa, e o objetivo dela com a campanha, sem se prender ao estilo próprio do fotográfo.

Importante: O conhecimento em tratamento de imagem é indispensável. Não basta só ajustar a cor, mas também entender sobre as correções de pele para que fique uma edição natural. 

Consultor de imagem

Algumas pessoas não têm tanta facilidade em estar por dentro das tendências e pensar looks que combinem seus gostos e a sua personalidade. E é aí que surge a profissão do consultor de imagem, para quem está interessado em melhorar a sua aparência ou a impressão no ambiente profissional. 

O consultor de imagem vai te ajudar a investir num estilo próprio, de acordo com as suas necessidades e gostos, mas também levar em consideração a sintonia de cores, modelos, acessórios, maquiagem e até mesmo o corte de cabelo, sempre pensando na imagem que você deseja passar aos outros. 

O profissional também pode auxiliar na compra de novas roupas e separar peças antigas do guarda-roupa que não serão mais utilizadas. 

Comprador

O comprador é responsável pela compra de produtos e itens para confeccionar as roupas. Pode até parecer uma tarefa fácil, mas não é, viu? Nesse processo é importante pesquisar muito, conhecer e se comunicar com diferentes fornecedores, estar atento às novidades e preferências dos consumidores da marca e negociar prazos de entregas. O profissional vai investir na compra de matérias-primas para a fabricação das peças. 

Professor de moda

Se você é apaixonado por moda e também pela carreira acadêmica, vamos te contar uma coisa: É possível unir os dois! O professor de moda vai ministrar as aulas, programar conteúdos de formação acadêmica, desenvolver provas e trabalhos e esclarecer a dúvida dos alunos relacionadas à moda. 

Quem já tem formação na área e deseja investir em uma pós-graduação, mestrado e doutorado pode seguir na área acadêmica.

Conta pra gente, o que você achou das profissões para quem deseja trabalhar com moda? Qual dessas combinaria mais com você?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *